16 abril 2007

PSIIIIIIIIIU...!

Dia Mundial da Voz é hoje.

O Dia da Voz comemora-se nesta segunda-feira em todo o mundo e em todo o mundo tem o mesmo objetivo: chamar a atenção para a voz, para os cuidados que ela merece e para a necessidade de consultar um médico quando surgem alterações.

Pelo quinto ano consecutivo, o dia 16 de Abril é comemorado com iniciativas sobre o mais importante meio de comunicação, como os rastreios gratuitos em hospitais, rastreios especiais a pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho, reuniões e conferências.

Tudo serve para «dar visibilidade» à voz, que se estraga, que sofre alterações e fica doente, nomeadamente pelos efeitos do tabaco, pelo ambiente (ar condicionado por exemplo) ou pelos esforços.

A voz é tão importante para um administrador de empresas como para um recepcionista ou empregado num café, pelo que cada português devia, ciclicamente, fazer um rastreio da voz, uma vez que Portugal é o terceiro país da União Europeia, atrás da França e da Espanha, com maior incidência do cancro da laringe.

Além deste tipo de cancro, as cordas vocais também podem ser afectada por outras doenças, como nódulos e quistos, ou mesmo refluxo gastro-esofágico, sendo a doença que mais detectada é nos rastreios.

Tendo como causas principais o regime alimentar, a laringite de refluxo manifesta-se com a sensação de picadas na garganta e a necessidade de estar constantemente a aclarar a voz.

Para se ter uma voz saudável deve beber-se muita água, evitar respirar em ambientes com ar condicionado, e evitar forçá-la, como acontece ao falar ao telemóvel em ambientes muito barulhentos ou estar ao telefone com ele apoiado no ombro.

(Em suma, estamos mudos e não sabemos. Vai aí embaixo a música dos Barenaked Ladies, 'Sound of your voice', pra aliviar o blá, blá, blá .)



2 comentários:

Carol disse...

Diz da voz foi ótimo... vou gastar bastante a minha hoje em homenagem. :-)
Bjs!c

Carla disse...

É dia do beijo, dia da voz, dia do pintinho amarelinho...ooppps!
Ainda não inventaram, não?
By the way, eu cuido da minha, como cuido do resto do meu corpitcho que vc.... tanto....conhece!
Bjos, Frajola.