20 agosto 2006

Os 3 macacos

Image Hosted by ImageShack.us

"Durante suas viagens por toda a Índia, Gandhi sempre teve uma bagagem muito simples: uma sacola com lápis, papel, agulha e linha, uma tigela de barro, uma colher de madeira e uma roca. Levava também uma estatueta representando Os Três Macacos Sábios: um com as mãos sobre os olhos, o outro com as mãos sobre a boca e o terceiro com as mãos sobre os ouvidos, para lembrá-lo dos três segredos da Sabedoria:


Não ouça o mal,
Não veja o mal,
Não fale o mal."

Pois bem, blogueiros e blogueiras, a sabedoria transmitida por Gandhi funcionou bem numa índia dominada. Iniciou ele uma revolução pacífica, cumprindo os ideais divinos de 'oferecer a outra face'. Livrou seu país do jugo externo, e isso jamais um ser humano deve esquecer. Mas convenhamos que a filosofia transmitida pelos 3 macacos não implica EM OMISSÃO diante de atos que ferem uma nação e um povo. Isso não significa, de forma alguma, fazer-se de SURDO de CEGO ou MUDO diante de tudo que ouvimos e vemos, todos os dias, publicados na mídia e nos calamos, reclamando apenas às pessoas mais próximas, como se isso pudesse resolver a situação. A Laura, do Caminhar deu idéia de uma campanha para que nos manifestemos coletivamente no próximo dia 22 de agosto, terça-feira, contra tudo de ruim que ouvimos, vemos e, até agora, calamos.
Manifeste-se, nesse dia, em seu blog, site, etc; contra a corrupção, violência, medo, indiferença e hipocrisia de autoridades. Aqui no Brasil e no mundo. Dê vasão à indignação, esqueça por um dia seus problemas particulares e pense no futuro, nosso, de nossos filhos e netos. Como eu disse num post anterior: será um pequeno passo para nós, mas um enorme passo para todo o mundo.
Que seja como uma oração conjunta.

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons. "
(Martin Luther King).

10 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Paz e calmaria sempre!

Fabi disse...

Aderindo...

ah! e arrumando seu link lá na minha poça d'água também!
=**
Muáck!

Junior disse...

Lula,
Parece que estamos perto de perder a indignação. Gostei do tema.

Carla disse...

Ficar calado, em certas situações, não é sinal de sabedoria. E, sim, devemos usar todas as armas que temos pra fazer o próximo conhecer e compartilhar nossas posturas, nossas indignações, nossas vontades... Tô contigo e não abro.

Clau disse...

Pois é meu amor, o silêncio e a passividade dos bons pela vida que não está boa é que tem matado o mundo e os relacionamentos em geral... estamos nos fechando e deixando de viver por isso... eu não consigo mais... não faz parte de mim ficar calada sem lutar... ô vidinha complicada essa!

Beijos meu menino!!

re_ventania disse...

É engraçado Lula, mas ja estava pensando em escrever algo nessa linha no post de hj/amanhã, vou tentar ver no que vai dar, mas acho que alguma coisa é necessário ser feita...

Beijussssssssss

DESASSISTIDAS disse...

Pertinente o seu post, além da citação bonita.
É como a letra da música "a nossa indignação é umna mosca sem asas: não ultrapassa a janela de nossas casa"
Parabéns pela iniciativa, para Laura e para você, por divulgar.
RO

Claudio disse...

É amanha !!! Todos juntos nessa excelente iniciativa da Laura.

abração

Re_Ventani@ disse...

Minha contribuição já está no ar, ok.

Beijocas

Márcia(clarinha) disse...

Então gritemos por uma paz sem medo...
beijossssss